Biografia de Zé Rodrix é lançada em Brasília

O roteirista e escrito curitibano Toninho Vaz estará em Brasília nesta quarta-feira (18/04) para o lançamento do livro O Fabuloso Zé Rodrix, que vai ocorrer na Casa Thomas Jefferson (706/906 Sul), das 18h30 às 21 horas. Além da sessão de autógrafos, quem estiver presente ao evento também poderá conferir a mostra exclusiva do copião do documentário baseado no livro, realizado pela Caravela Produções, Estúdio Muzak e Olhares.

Zé Rodrix era cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador, escritor, produtor musical e diretor. Como músico, tocava bateria, piano, guitarra, baixo e percussão. Integrou as bandas Momentoquatro e Som Imaginário, além do trio Sá, Rodrix e Guarabira e o Joelho de Porco.

Em parceria com Tavito, compôs Casa no Campo, que se tornou clássico da MPB na voz de Elis Regina, em disco gravado em 1972. Zé também assina temas como Mestre Jonas e Soy Latino Americano (grande sucesso nas rádios dos anos 1970). Também participou do antológico disco de estreia do Secos & Molhados.

Como publicitário, gostava de performances de efeito em criações explosivas e poéticas. É dele um dos maiores prêmios da publicidade brasileira, conquistado pelo jingle de lançamento do Chevrolet Opala 1988, com criação, interpretação e direção.

Documentário

O documentário “O Fabuloso Zé Rodrix”, produzido pela Caravela Filmes e com finalização de áudio do Estúdio Muzak, aborda a vida e a obra do músico (multi-instrumentista), escritor e publicitário José Rodrigues Trindade (1947-2009). Com depoimentos de familiares, amigos e colegas de profissão, o longa aborda os principais momentos da vida e da carreira do músico.

Alguns nomes que participaram do filme: Luiz Carlos Sá, Tavito, Moacyr Franco, Ronnie Von, Ney Matogrosso, Claudia Raia, Silvio de Abreu, Caçulinha, Aquiles Rique (MPB4), Nasi (ex-Ira), Julia Rodrix (viúva), Tonico Rodrix (filho), Flávio Venturini, Lula Vieira, Miguel Paiva, Thunderbird, Mauricio Maestro (Boca Livre), dentre outros.

Toninho Vaz

Autor das biografias de Paulo Leminski, Torquato Neto, Darcy Ribeiro, Santa Edwiges e Luiz Severiano Ribeiro, além do livro Solar da fossa (sobre o casarão colonial em Botafogo onde moraram, em épocas coincidentes ou não, artistas como Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Paulo Coelho e Tim Maia), Toninho Vaz é um jornalista, roteirista, escritor e biógrafo nascido em Curitiba, no ano de 1947. Em sua carreira, Toninho já passou por redações de grandes jornais e revistas como a IstoÉ, além de emissoras como a Rede Globo de Televisão, SBT e Band, tendo inclusive atuado fora do Brasil.

Ficha técnica da Muzak
Edição de som e mixagem – André Oliveira
Composição e produção de trilha – Esdras dos Anjos e Paulo Barreto
Produção: Jeff Moura
Atendimento – Pedro Santos
Dir. Executivo – Marcelo Soares