PAULINHO NOGUEIRA

Desde outubro, o Estúdio Muzak e o Acervo Digital do Violão Brasileiro vem promovendo uma série de atividades para celebrar os 90 anos de nascimento de Paulinho Nogueira (1927-2003). Uma das iniciativas é a produção de vídeos inéditos e especiais, para os quais convidamos violonistas (sejam amigos, parceiros, ex-alunos e até mesmo fãs) para falar e interpretar um tema consagrado do compositor homenageado.

Assim, convidamos Carlos Walter e Silvio Carlos, que filmaram “Bachianinha N. 1”. Já Eduardo Gudin e Marcelo Sant’anna gravaram “Violão de Madeira”. Paulo Porto Alegre revisitou a música “Momento”. André Siqueira, por sua vez, fez um arranjo para “Choro Chorado Para Paulinho Nogueira” e Conrado Paulino faz uma releitura bem pessoal do samba-canção Simplesmente”.

Todo o material será concluído e divulgado até o final de janeiro de 2018.

Além desses vídeos, o Acervo, com apoio da Muzak, também está divulgando artigos exclusivos no blog do portal e divulgando fotos raras e inéditas cedidas por Maria Júlia e Bia Nogueira (filhas do violonista). Nessa empreitada, pretende-se corrigir um erro bastante comum em dicionários, livros e sites de música, que afirmam que Paulinho nasceu em 1929, mas na verdade foi em 1927.