Serviços
Produção Musical
Conhecer as etapas da Produção Musical e realizar cada uma delas da melhor forma possível é o segredo para alcançar os melhores resultados na produção de uma música.
A Masterização é o último processo na cadeia da produção musical e é responsável para dar o acabamento final nas músicas do álbum ou single e demais ajustes.
E nesse processo que trabalhamos a música como um todo e não mais em elementos individuais, onde o engenheiro de Masterização vai cuidar da músicas para que façam parte de um álbum ou single.
Alguns detalhes que são cuidados nessa etapa são:
– Correção de equalização se necessário
– Trazer abertura stereo para música.
– Ajustar a pressão sonora da Música segundo o tipo de mídia final.
– Renderizar a faixa nos formatos que serão usados pelo artista. Seja eles para: CD, Vinil, Plataformas Digitais, etc.

É na Mixagem que teremos todos os elementos (ingredientes) para fazermos a mistura para deixarmos o bolo (música) gostoso de ouvir!
Se falharmos nas etapas anteriores teremos ingredientes de má qualidade e como consequência um resultado comprometido.
É nesse etapa que podemos:
– Corrigir alguns erros que vieram da etapa de gravação como: Ruídos, afinação, instrumentos fora de tempo etc.
– Ajustar volumes
– Equalizar para que todos os instrumentos possam ser ouvidos em equilíbrio.
– Cuidar da dinâmica dos instrumentos individuais para que se consiga um bom volume geral.
– Adicionar efeitos para criar ambiência na música conforme necessário, etc.

Com tudo acertado na etapa de Pré Produção ai sim partimos para a gravação.
Nessa etapa da produção musical, devemos seguir a sequência pre definida na Pre Produção que consiste em gravar todos os instrumentos e vocais e elementos sonoros que irão compor a música.
Que pode ser feita de basicamente 3 formas:
– Ao vivo com a banda tocando tudo junto (Show)
– No estúdio com a banda também tocando junto.
– Em overdubbing, onde cada instrumento é gravado separadamente, ou até mesmo uma mistura destas 3 opções acima.

Com a música (s) em mãos partimos para a próxima etapa do planejamento que damos o nome de Pré Produção.
Nessa etapa definimos vários detalhes do projeto como:
– Orçamento financeiro da Produção.
– Definição do tonalidade ideal para o cantor.
– Escolha dos músicos participantes.
– Criação dos arranjos, etc.
Um erro aqui pode custar bem caro, nada melhor do que um bom planejamento para o sucesso de uma produção musical.

É na composição que nasce a música. É a matéria prima para o nosso trabalho. Sem uma boa música estamos fadados ao fracasso, por isso é extrema importância começar com o pé direito na Produção Musical.
Nessa etapa temos que analisar as composições do Artista ou Banda, e escolher as melhores para o projeto.
Se o artista não dispõem de boas composições é necessário buscarmos junto ao nosso portfólio de compositores parceiros músicas boas para o artista.
Uma escolha errada nessa etapa pode ser fatal, afinal de nada adianta uma música ruim bem produzida.

Para saber mais sobre produção musical acesse: Portal da Produção
Gravação
O som é produzido por pequenas vibrações que viajam pelo ar na forma de ondas. Os equipamentos de gravação usam um microfone, plugado a um pré amplificador ou gravador, para captar as ondas sonoras e transformá-las em sinais elétricos. Um equipamento de reprodução transforma os sinais elétricos novamente em ondas sonoras.
Captamos o áudio em formato WAV. em resolução de até 32 bits / 96khz.
Edição
A edição de áudio é um trabalho técnico e perceptivo, que visa a organização de materiais gravados para a produção de uma faixa sonora.
Mixagem
Mixagem é a atividade técnica pela qual uma multitude de fontes sonoras, no processo de armazenamento de áudio, é combinada em um ou mais canais. As fontes podem ter sido gravadas ao vivo ou em estúdio e podem ser de diferentes instrumentos, vozes, seções de orquestra, locutores ou ruídos de plateia. Na mixagem o técnico equilibra todos os canais de instrumentos e vozes gravados para que a faixa sonora tenha uma qualidade perfeita para audição do arquivo musical.
Masterização
Masterizar é o passo final no processo de pós produção do áudio.
O propósito da masterização é balancear os elementos em uma mix em estéreo e otimizar a reprodução em todo o tipo de sistema de som e formatos de mídia.
A masterização também garante uniformidade e consistência ao som entre as músicas no álbum.
Foley
Foley é a reprodução de efeitos sonoros complementares de um filme, vídeo ou de outros meios audiovisuais na pós-produção para melhorar a qualidade do áudio. É conhecido na gíria portuguesa como sonoplastia. Englobam sons de toda a ordem: por exemplo o bater de portas, vidro quebrando.
Audiodescrição
Audiodescrição é uma faixa narrativa adicional para pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos, consumidores de meios de comunicação visual, onde se incluem a televisão, o cinema, a dança, a ópera e as artes visuais
Podcasts
Os podcasts são programas de áudio sob demanda, geralmente com debates sobre os mais diversos assuntos, e o ouvinte pode escutá-los na hora que quiser, ao contrário dos programas de rádio tradicionais. O formato ganhou força e popularidade com o surgimento das plataformas de streaming, onde é possível hospedar podcasts.
Lives e Filmagens
Produção de apresentações ao vivo, direto do estúdio, com equipe de vídeo e streaming, além da captação de áudio e mixagem ao vivo.
Programa de Rádio
…
Estúdio Online
Realizamos todos os serviços descritos acima totalmente online, com acompanhamento do trabalho por vídeo chamada, através de um aplicativo onde o artista e/ou o produtor musical podem escutar o áudio que está sendo gravado e/ou mixado com a mesma qualidade que escuta na sala de controle do estúdio.
